Pesquisadores alemães criaram um novo tipo de monitoramento sem fios, usando ondas de rádio, perfeitamente adaptado para a identificação e o rastreamento de árvores, estejam elas de pé na floresta ou já na forma de toras sendo levadas para a indústria.
Rastreamento da madeira
Os engenheiros adaptaram a tecnologia de rastreamento sem fios - as chamadas etiquetas RFID - criando uma nova etiqueta inteligente feita inteiramente de papel e celulose.
Desta forma, o microtransmissor de rádio pode ser fixado na árvore e lá permanecer, inclusive entrando no processo produtivo da madeira sem representar um corpo estranho que atrapalhe o processo industrial.
Monitorar a origem e a rota seguida por uma árvore extraída de uma floresta é algo essencial tanto para a indústria madeireira legalizada, que precisa monitorar e otimizar seus recursos e para organizações responsáveis pelo manejo sustentável de áreas florestais, quanto para o poder público, que deve fiscalizar e coibir a extração de madeira ilegal.
Cada etiqueta inteligente possui em sua memória um identificador único, uma espécie de número de identidade de cada árvore. Para verificar quais árvores foram cortadas, ou para fiscalizar a carga de um caminhão de madeira, tudo o que é necessário fazer é passar com o caminhão sob um portal de leitura.
O portal é na verdade uma grande antena, que lê os números de cada etiqueta, sem a necessidade do descarregamento de nenhuma tora da carga.Isto facilita e acelera o processo produtivo, mantendo o ritmo necessário de transporte e descarregamento para a indústria, e permite que a fiscalização verifique toda a carga, inibindo o conhecido truque de colocar toras de madeira de lei, cuja extração normalmente é proibida, por debaixo de toras de madeira com extração autorizada.
O portal é na verdade uma grande antena,
que lê os números de cada etiqueta, sem a necessidade
do descarregamento de nenhuma tora da carga. [Imagem: Fraunhofer]
fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=rfid-rastreamento-madeira&id=010125100922
domingo, 26 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
Telefone de Latinha
Bem, os teste aconteceram da segunda-feira (20), e percebemos que modificações seriam necessárias para melhor desempenho do grupo, a quais não serão postadas por questões de sigilo. A competição ela é muito legal e está empolgando a todos!
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Exercícios da sala de aula
A seguir, a resolução dos exercícios repassados pelo professor Maurício:
1- a)
4- d)
7- c)
8- b)
1- a)
4- d)
7- c)
8- b)
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Erros observados na aula
Professor Maurício pediu para analisarmos o texto sobre magnetismo, e afirmou que nele havia alguns erros, a seguir, você verá a correção desses erros:
A imagem relacionada a Ampere, no caso não corresponde a este , mas sim a Oersted.
Também a frase relacionada ao pastor "Pastor Magnes teria seu cajado atraído por magnetita ao pastorear ovelhas." Isso é um fato não comprovado, faz parte da mitologia grega.
E a que devemos destacar: "Pólos com nomes iguais se atraem e pólos com nomes diferentes se repelem"; Erro gravíssimo. O certo é que pólos com nomes diferente se atraem, e com nome iguais, repelem.
A imagem relacionada a Ampere, no caso não corresponde a este , mas sim a Oersted.
Também a frase relacionada ao pastor "Pastor Magnes teria seu cajado atraído por magnetita ao pastorear ovelhas." Isso é um fato não comprovado, faz parte da mitologia grega.
E a que devemos destacar: "Pólos com nomes iguais se atraem e pólos com nomes diferentes se repelem"; Erro gravíssimo. O certo é que pólos com nomes diferente se atraem, e com nome iguais, repelem.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
James Clerk Maxwell (1831-1879)
James Clerk Maxwell , de acordo com muitos foi um dos maiores cientistas que já viveram. Para ele, devemos a descoberta de grande importância para nossa época - a teoria do eletromagnetismo. Ele é considerado como o pai da física moderna. Também fez contribuições fundamentais para a matemática, astronomia e engenharia. Sua vida: No 13 de junho de 1831 James Clerk Maxwell nasceu em Edimburgo, em 14 India Street, uma casa construída por seu pai na parte da elegante Edinburgh Cidade Nova Georgiano que foi desenvolvido após as Guerras Napoleônicas. Apesar de a família se mudou para a sua propriedade em Glenlair , perto de Dumfries, pouco depois, James voltou a Edimburgo para freqüentar a escola na Academia de Edimburgo. Continuou seus estudos nas universidades de Edimburgo e Cambridge. Em 1856, com a tenra idade de 25 anos, ele se tornou professor de Física na Marischal College, Aberdeen. De lá mudou-se para o Colégio King, Londres e, em seguida, em 1871, para se tornar o primeiro professor de Física Experimental em Cambridge, onde dirigiu o recém-criado Laboratório Cavendish. Foi na Cavendish, ao longo dos próximos cinquenta anos, que assim grande parte da física de hoje continuou a desenvolver a partir da inspiração de Maxwell. Albert Einstein disse: "A teoria da relatividade especial deve sua origem a equações de Maxwell, o campo eletromagnético." Einstein também disse: "Desde o momento Maxwell, a realidade física tem sido considerada como representada por campos contínuos, e não é capaz de qualquer interpretação mecânica. Esta mudança na concepção da realidade é o mais profundo eo mais frutífero que a física tem tido desde o tempo de Newton " Ivan Tolstoi, em sua biografia de Maxwell, escreveu: "Maxwell's importância na história do pensamento científico é comparável ao de Einstein (a quem ele inspirou) e Newton (cuja influência ele abreviados)" Em 1864, Maxwell, perante a Royal Society de Londres, em 'A Teoria Dinâmica do Campo Magnético-Electro', disse: "Temos fortes razões para concluir que a própria luz - incluindo o calor radiante e radiação, se houver - é uma perturbação eletromagnética sob a forma de ondas propagadas através do campo magnético, de acordo com o electro-magnéticos leis electro ". Em que RV Professor Jones comentou: "Este trabalho é o primeiro ponteiro para a existência de outra radiação do que a luz e calor, e classifica como um dos maiores saltos jamais alcançada no pensamento humano." "Ele atingiu a grandeza inigualável" Max Planck "A partir de uma visão de longo prazo da história da humanidade - visto a partir de, digamos, dez mil anos a partir de agora - não pode haver dúvida de que o importante evento maior parte do século 19 será julgado como da descoberta de Maxwell, as leis da eletrodinâmica"Richard P Feynman |
Imapacto dos seus estudos: (relacionando com a matéria ondulatória e magnetismo)
COMUNICAÇÕES:
No início do século XIX, apesar dos muitos avanços no conhecimento individual, não havia suspeita de uma teoria abrangente da eletricidade e magnetismo. No desenvolvimento deste, Maxwell apontou o caminho para a existência do espectro de radiação eletromagnética. Definindo os campos como uma tensão no meio, ele afirmou sua crença em um novo conceito - as energias que reside em áreas bem como organismos. Esta apontou o caminho para a aplicação de radiação eletromagnética para tais dias atuais usos como rádio, televisão, radar, as microondas e as imagens térmicas.
MATEMÁTICA:
Seu dom especial era a habilidade de ver o fenômeno em termos de relações que podem ser definidos por equações, se necessário abandonar uma analogia física. Ele inventou o termo "onda" para o operador vetorial que aparece em suas equações de campo eletromagnético.
ENERGIA NUCLEAR:
Calculando a velocidade das ondas eletromagnéticas, Maxwell postulou que a luz é uma forma de radiação eletromagnética exercendo pressão e execução dinâmica. Isto forneceu a base para o trabalho de Einstein sobre a relatividade da qual a relação entre energia, massa e velocidade contribuíram para a teoria subjacente ao desenvolvimento da energia atômica.
(Retirado do site : http://www.clerkmaxwellfoundation.org , traduzido pelo google)
Assinar:
Postagens (Atom)