Itens do relatório:
4,onda unidimensional mecanica.
5. Foram três projetos elaborados:
O primeiro era com lata de milho verde,e o barbante era colorido e bem maior que 10 metros. Era possivel ouvir algumas palavras, mas não era muito eficiente.
Então, o segundo foi um mais simples, com barbante branco clássico e dois copos descartaveis iguais. O desempenho foi bem melhor.
Mas o ultimo projeto, sem duvida, teve uma desenvoltura melhor doque os tres projetos anteriores. Ele é constituído por dois copos diferente, sendo que o com abertura maior seria o tranmissor, no qual seria usado por quem fala, e obtvemos o segundo melhor resultado da sala.
6. problemas e soluções
1°no primeiro projeto o fio estava muito longo. solução : corta o fio para aprox; 10 metros.
2° o desempenho com lata não era muito bom. solução: utilizar copos platicos.
3° apesar do bom desempenho, o resultado não solução: colocar tipos diferentes de copos
havia sido dos mais satisfatórios.
11.
Aplicando concetitos de acustica, primeiro é valido ressaltar que a transmissão é efetuada por onda mecanicas, ou seja, ela não se proparagam no vacuo, por isso a necessidade de um meio para tal, e o mais eficiente é sólido. O material utilizado foi um barbante comum. Quando a pessoa começa a falar, a ondas começam a vibrar de frente pra tras pelo copo transmissor, passando pelo barbante, até o copo receptor .O nosso telefone possuia uma transmissão com altura grave, pelo fato de ser um menino que falava, com intesidade fraca porém , compreensivel.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
domingo, 17 de outubro de 2010
Semana de física (3)
tema:Novas Tecnologias.
A seguir, alguns tópicos do site ciencia hoje, mostrando novas tecnologias
*Fim das insónias sem recurso a medicamentos;Designer britânica criou dispositivo que provoca o sono.
*Português desenvolve aplicação que controla cadeiras de rodas com o olhar;Resultados do Magic Wheelchair foram muito bons.
*TMN lança primeiro “Eco-telemóvel” (site português, corresponde a "eco-celular");O exclusivo recarrega com energia solar e tem cartão SIM reciclável.
*Supercomputador é utilizado para desenvolver medicamentos mais rápido e eficazmente.
*Pele artificial consegue detectar peso de uma mosca;Novo material desenvolvido na Universidade da Califórnia poderá ser utilizado em próteses biônicas.
para ler detalhadamente sobre estes tópicos, e muito mais, é só acessar o link: http://www.cienciahoje.pt/3445
A seguir, alguns tópicos do site ciencia hoje, mostrando novas tecnologias
*Fim das insónias sem recurso a medicamentos;Designer britânica criou dispositivo que provoca o sono.
*Português desenvolve aplicação que controla cadeiras de rodas com o olhar;Resultados do Magic Wheelchair foram muito bons.
*TMN lança primeiro “Eco-telemóvel” (site português, corresponde a "eco-celular");O exclusivo recarrega com energia solar e tem cartão SIM reciclável.
*Supercomputador é utilizado para desenvolver medicamentos mais rápido e eficazmente.
*Pele artificial consegue detectar peso de uma mosca;Novo material desenvolvido na Universidade da Califórnia poderá ser utilizado em próteses biônicas.
para ler detalhadamente sobre estes tópicos, e muito mais, é só acessar o link: http://www.cienciahoje.pt/3445
Semana de física (2)
tema: Alguns personagens que fizeram a história da Mecânica Quântica.
A expressão "mecânica quântica" foi usada pela primeira vez num artigo de Max Born chamado Zur Quantenmechanik (A Mecânica Quântica). Nos anos que se seguiram, esta base teórica lentamente começou a ser aplicada a estruturas, reacções e ligações químicas.
A história da mecânica quantica está diretamente ligada a história da química quântica: começa essencialmente com o descobrimento dos raios catódicos em 1838 realizado por Michael Faraday, a introdução do termo corpo negro por Gustav Kirchhoff no Inverno de 1859-1860, a sugestão feita por Ludwig Boltzmann em 1877Max Planck em 1900, que dizia que qualquer sistema de radiação de energia atómica poderia teoricamente ser dividido num número de elementos de energia discretos E, tal que cada um destes elementos de energia seja proporcional à frequência v , com as que cada um poderia de maneira individual irradiar energia, como o mostra a seguinte fórmula: E=hv onde h é um valor numérico chamado constante de Planck. Então, em 1905, para explicar o efeito fotoeléctrico (1839), isto é, que a luz brilhante em certos materiais pode funcionar para expulsar electrões do material, Albert Einstein postulou baseado na hipótese quântica de Planck, que a luz em si é composta de partículas quânticas individuais, as quais mais tarde foram chamadas fotões (1926). sobre que os estados de energia de um sistema físico deveriam ser discretos, e a hipótese quântica de
A palavra “quântica” (do Latim, quantum) quer dizer quantidade. Na mecânica quântica, esta palavra refere-se a uma unidade discreta que a teoria quântica atribui a certas quantidades físicas, como a energia de um elétron contido num átomo em repouso. A descoberta de que as ondas eletromagnéticas podem ser explicadas como uma emissão de pacotes de energia (chamados quanta) conduziu ao ramo da ciência que lida com sistemas moleculares,atômicos e subatômicos. Este ramo da ciência é atualmente conhecido como mecânica quântica.
A mecânica quântica é a base teórica e experimental de vários campos da Física e da Química, incluindo a física da matéria condensada, física do estado sólido, física atômica, física molecular, química computacional, química quântica, física de partículas, e física nuclear. Os alicerces da mecânica quântica foram estabelecidos durante a primeira metade do século XX por Albert Einstein, Werner Heisenberg, Max Planck, Louis de Broglie, Niels Bohr, Erwin Schrödinger, Max Born, John von Neumann, Paul Dirac, Wolfgang Pauli, Richard Feynman e outros. Alguns aspectos fundamentais da contribuição desses autores ainda são alvo de investigação.
Normalmente é necessário utilizar a mecânica quântica para compreender o comportamento de sistemas em escala atômica ou molecular. Por exemplo, se a mecânica clássica governasse o funcionamento de um átomo, o modelo planetário do átomo – proposto pela primeira vez por Rutherford – seria um modelo completamente instável. Segundo a teoria eletromagnética clássica, toda a carga elétrica acelerada emite radiação. Por outro lado, o processo de emissão de radiação consome a energia da partícula. Dessa forma, o elétron, enquanto caminha na sua órbita, perderia energia continuamente até colapsar contra o núcleo positivo! Com efeito, o modelo planetário do átomo é um modelo ineficaz. Para explicar o comportamento de um elétron em torno de um átomo de hidrogênio é necessário utilizar as leis da mecânica quântica.
fonte: wikipédia
Semana de física
tema: Pode o Computador ajudar no Processo de Aprendizagem? Como?
Muitas teorias pedagógicas foram desenvolvidas no esforço de entender o processo de aprendizagem e para torná-lo mais efetivo. O uso do computador como instrumento de ensino tem variado na dependência da teoria pedagógica envolvida. Talvez a abordagem pedagógica, atualmente, mais aceita seja a abordagem cognitiva. Esta abordagem enfatiza o conceito de estrutura - a cognitiva - como forma de explicar o processo de aprendizagem. Isto significa que cada indivíduo tem uma representação mental (modelo) do seu ambiente, que é construído com base nas suas experiências. O indivíduo aprende quando reorganiza seu modelo cognitivo incorporando uma nova informação num processo denominado de insight. Na reorganização da estrutura pré-adquirida para incorporar a nova informação tanto o estudante quanto o professor desempenham um papel ativo. O professor toma partido da experiência prévia do estudante e tenta estabelecer analogias entre a nova informação e a que o estudante já sabe. Neste modelo pedagógico, é do professor o papel principal, embora caiba ao estudante o papel de reorganizar seu conhecimento prévio.
Uma outra abordagem pedagógica é a centrada na escolha do aprendiz, que é, às vezes, denominada como aprendizagem exploratória. Esta abordagem é centrada na idéia de que o aprendiz é capaz de controlar com eficiência seu processo de aprendizagem. Nenhuma hipótese é feita sobre como ele incorporaria novas informações. Desta forma, pode-se interpretar esta abordagem como formalmente oposta a abordagem cognitiva, uma vez que esta deixa o aprendiz por si só, e a primeira centra-se no papel do professor.
Tradicionalmente na aprendizagem baseada em computadores, a teoria cognitiva tem estimulado o desenvolvimento de sistemas onde é do computador a responsabilidade de juntar novas informações para a estrutura cognitiva do aprendiz. Neste caso, o computador passa a desempenhar o papel que, em tese, caberia ao professor. Por outro lado, na teoria centrada no aprendiz, o computador desempenha um papel mais passivo, pois é deixado ao aprendiz a tarefa de reorganizar sua estrutura cognitiva.
Na hipermídia são mescladas as duas abordagens formando-se um sistema híbrido, no qual as lições são preparadas pelo professor seguindo uma determinada metodologia, mas o aluno tem completa liberdade de como vai explorá-la.
Com base nestas duas teorias pedagógicas pode-se classificar o uso do computador na educação em três diferentes formas [TAY80]: duas como resultado da aplicação direta das teorias pedagógicas ao ensino computadorizado, ou seja, uma tentando substituir o professor, o computador seria o tutor e a outra, o oposto, deixando todo o esforço a cargo do aprendiz, o computador faria o papel do aluno (tutee). A terceira via, seria uma espécie de forma “neutra”, nem uma nem outra, o computador seria apenas um auxílio, uma ferramenta (tool) [CHA89, PAG92, ROM90, MER96].
fonte:http://www.pucrs.br/famat/statweb/educacao/computador/mediada/parte6.htm
Muitas teorias pedagógicas foram desenvolvidas no esforço de entender o processo de aprendizagem e para torná-lo mais efetivo. O uso do computador como instrumento de ensino tem variado na dependência da teoria pedagógica envolvida. Talvez a abordagem pedagógica, atualmente, mais aceita seja a abordagem cognitiva. Esta abordagem enfatiza o conceito de estrutura - a cognitiva - como forma de explicar o processo de aprendizagem. Isto significa que cada indivíduo tem uma representação mental (modelo) do seu ambiente, que é construído com base nas suas experiências. O indivíduo aprende quando reorganiza seu modelo cognitivo incorporando uma nova informação num processo denominado de insight. Na reorganização da estrutura pré-adquirida para incorporar a nova informação tanto o estudante quanto o professor desempenham um papel ativo. O professor toma partido da experiência prévia do estudante e tenta estabelecer analogias entre a nova informação e a que o estudante já sabe. Neste modelo pedagógico, é do professor o papel principal, embora caiba ao estudante o papel de reorganizar seu conhecimento prévio.
Uma outra abordagem pedagógica é a centrada na escolha do aprendiz, que é, às vezes, denominada como aprendizagem exploratória. Esta abordagem é centrada na idéia de que o aprendiz é capaz de controlar com eficiência seu processo de aprendizagem. Nenhuma hipótese é feita sobre como ele incorporaria novas informações. Desta forma, pode-se interpretar esta abordagem como formalmente oposta a abordagem cognitiva, uma vez que esta deixa o aprendiz por si só, e a primeira centra-se no papel do professor.
Tradicionalmente na aprendizagem baseada em computadores, a teoria cognitiva tem estimulado o desenvolvimento de sistemas onde é do computador a responsabilidade de juntar novas informações para a estrutura cognitiva do aprendiz. Neste caso, o computador passa a desempenhar o papel que, em tese, caberia ao professor. Por outro lado, na teoria centrada no aprendiz, o computador desempenha um papel mais passivo, pois é deixado ao aprendiz a tarefa de reorganizar sua estrutura cognitiva.
Na hipermídia são mescladas as duas abordagens formando-se um sistema híbrido, no qual as lições são preparadas pelo professor seguindo uma determinada metodologia, mas o aluno tem completa liberdade de como vai explorá-la.
Com base nestas duas teorias pedagógicas pode-se classificar o uso do computador na educação em três diferentes formas [TAY80]: duas como resultado da aplicação direta das teorias pedagógicas ao ensino computadorizado, ou seja, uma tentando substituir o professor, o computador seria o tutor e a outra, o oposto, deixando todo o esforço a cargo do aprendiz, o computador faria o papel do aluno (tutee). A terceira via, seria uma espécie de forma “neutra”, nem uma nem outra, o computador seria apenas um auxílio, uma ferramenta (tool) [CHA89, PAG92, ROM90, MER96].
fonte:http://www.pucrs.br/famat/statweb/educacao/computador/mediada/parte6.htm
domingo, 10 de outubro de 2010
Prêmio Nobel de Física
Nesta última semana, ocorreu a premiação do Nobel Física ao cientistas russos Andre Geim e Konstantin Novoselov pelos estudos do grafeno. E no clima de pesquisa, o grupo 2 irá mostrar outros dois ganhadores do Prêmio Nobel de física .
Max Karl Ernst Ludwig Planck
Max Karl, quando era jovem, em 1878.
Físico Alemão (1858-1947), considerado o pai da física quântica e um dos fisicos mais impotanter do século XX, ganhador do Nobel de Física em 1918 pelo desenvolvimento da física e descoberta dos quantum de energia.
No final do século XVIII, uma das dificuldades da física consistia na interpretação das leis que governam a emissão de radiação por parte dos corpos negros. Tais corpos são dotados de alto coeficiente de absorção de radiações; por isso, parecem negros para a vista humana.
Em 1899, descobriu uma nova constante fundamental, chamada posteriormente em sua homenagem Constante de Planck, e que é usada, por exemplo, para calcular a energia do fóton. Um ano depois, descobriu a lei da radiação térmica, chamada Lei de Planck da Radiação. Essa foi a base da teoria quântica, que surgiu dez anos depois com a colaboração de Albert Einstein e Niels Bohr.
Albert Einstein
Pelo grupo, este é considerado o maior físico de todos os tempos.
Física Alemão, erradicado nos Estados Unidos (1879-1955). 100 físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.
É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de gênio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos cem anos do chamado "Annus Mirabilis" (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos cientifícos da física do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.
(fonte: wikipédia)
Max Karl Ernst Ludwig Planck
Max Karl, quando era jovem, em 1878.
Físico Alemão (1858-1947), considerado o pai da física quântica e um dos fisicos mais impotanter do século XX, ganhador do Nobel de Física em 1918 pelo desenvolvimento da física e descoberta dos quantum de energia.
No final do século XVIII, uma das dificuldades da física consistia na interpretação das leis que governam a emissão de radiação por parte dos corpos negros. Tais corpos são dotados de alto coeficiente de absorção de radiações; por isso, parecem negros para a vista humana.
Em 1899, descobriu uma nova constante fundamental, chamada posteriormente em sua homenagem Constante de Planck, e que é usada, por exemplo, para calcular a energia do fóton. Um ano depois, descobriu a lei da radiação térmica, chamada Lei de Planck da Radiação. Essa foi a base da teoria quântica, que surgiu dez anos depois com a colaboração de Albert Einstein e Niels Bohr.
Albert Einstein
Pelo grupo, este é considerado o maior físico de todos os tempos.
Física Alemão, erradicado nos Estados Unidos (1879-1955). 100 físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.
É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de gênio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos cem anos do chamado "Annus Mirabilis" (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos cientifícos da física do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.
(fonte: wikipédia)
domingo, 3 de outubro de 2010
Urna Eletrônica
A seguir, algumas informações sobre a urna eletrônica:
Neste domingo, mais de 134 milhões de brasileiros vão às urnas depositar em bytes sua escolha para o futuro do País. Os eleitores foram se acostumando nos últimos 14 anos a trocar a urna de lona pela urna eletrônica, garantindo rapidez no processo de votação e a chance de conhecer, horas depois do fechamento das seções, o resultado da eleição.
O sistema eletrônico de votação foi totalmente desenvolvido no País. Hardware e software utilizados no dia da eleição foram projetados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por uma equipe formada pela Justiça Eleitoral, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Ministério da Ciência e Tecnologia. Uma tecnologia que o Brasil exporta. Alguns países da América Latina já utilizaram nossas urnas nos seus processos eleitorais, como Argentina, Equador, México e Paraguai.
O caminho do seu voto
A partir do momento que você deposita seu voto na urna, ele inicia uma longa viagem. Cada voto é depositado de forma aleatória em uma tabela dentro de um cartão de memória, o que garante o sigilo do seu voto. Assim que a urna é encerrada, é impresso um boletim de urna, tornando o resultado de conhecimento público assim que a seção é finalizada.Segurança
"A urna eletrônica brasileira é totalmente segura contra ataques de fora, mas o que preocupa o mundo inteiro é a fragilidade para ataques de dentro, de pessoas do TSE ou de empresas terceirizadas", afirma o professor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas Jorge Stolfi. Segundo ele, falta uma forma de se fazer a conferência dos votos sem depender da máquina. Uma das soluções apontadas por ele seria a impressão do voto. "Não existem dispositivos que permitam a recontagem dos votos. Se houver suspeita de fraude, não há como conferir. Se não há como conferir, a urna perde o valor, ela é à prova de provas", diz Stolfi.
O TSE enfrenta 400 mil ataques de hackers por minuto no dia da eleição. Uma medida para se defender desse bombardeio foi tomada no ano passado. Foi dada a oportunidade para que potenciais hackers tentassem burlar a segurança da eleição. Dos 38 especialistas que tentaram, por quatro dias, quebrar algum dispositivo de segurança do Tribunal, nenhum teve sucesso. E as ideias apresentadas por eles ainda deverão contribuir para o aperfeiçoamento tecnológico da votação.
(segundo o site : http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4707896-EI15607,00-Vai+votar+Conheca+a+tecnologia+da+urna+eletronica.html)
Em relação aos seu fabricantes:
Solução brasileira, líder mundial, tecnologia nacional. A urna eletrônica que automatizou 100% das eleições, no Brasil, foi desenvolvida, por uma empresa brasileira, a OMNITECH Serviços em Tecnologia e Marketing, entre 1995 e 1996, e aperfeiçoada, em 1997, para o modelo que se tornou o padrão brasileiro, até hoje. O TSE Tribunal Superior Eleitoral já comprou mais de 506.000 urnas, através de 6 licitações públicas, de 1996 a 2006, de duas empresas americanas de integração de sistemas, a Unisys Brasil, em 96 e 2002, e a Diebold Procomp, em 98, 2000, 2004 e 2006. Toda a fabricação da urna eletrônica foi realizada, por empresas de fabricação sob encomenda, a TDA Indústria de Produtos Eletrônicos, a Samurai, a Flextronics Brasil e a FIC Brasil, subcontratadas, pelas integradoras. Em 2004, a Samurai assinou o primeiro contrato para a exportação de uma solução completa de automação eleitoral inteiramente desenvolvida, no Brasil, em parceria com o CESAR Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. A engenharia brasileira ultrapassa desafios e acredita no futuro do Brasil.
fonte :http://www.samurai.com.br/urnaeletronica/
Mais sobre o telefone de latinha...
nessa segunda, dia 27, tivemos competição de latinha, mostrando a modificação do telefone.
antes ele era de latas , agora são de copos, sendo que conseguimos um resultado melhor.
Apesar de termos acertado 33 palavras, a nossa pontuação só não foi maior por conta de pequenas confusões na hora de anotar.
O grupo possui expectativas de apenas melhor o rendimento nessa competição !
antes ele era de latas , agora são de copos, sendo que conseguimos um resultado melhor.
Apesar de termos acertado 33 palavras, a nossa pontuação só não foi maior por conta de pequenas confusões na hora de anotar.
O grupo possui expectativas de apenas melhor o rendimento nessa competição !
Assinar:
Postagens (Atom)