tema: Pode o Computador ajudar no Processo de Aprendizagem? Como?
Muitas teorias pedagógicas foram desenvolvidas no esforço de entender o processo de aprendizagem e para torná-lo mais efetivo. O uso do computador como instrumento de ensino tem variado na dependência da teoria pedagógica envolvida. Talvez a abordagem pedagógica, atualmente, mais aceita seja a abordagem cognitiva. Esta abordagem enfatiza o conceito de estrutura - a cognitiva - como forma de explicar o processo de aprendizagem. Isto significa que cada indivíduo tem uma representação mental (modelo) do seu ambiente, que é construído com base nas suas experiências. O indivíduo aprende quando reorganiza seu modelo cognitivo incorporando uma nova informação num processo denominado de insight. Na reorganização da estrutura pré-adquirida para incorporar a nova informação tanto o estudante quanto o professor desempenham um papel ativo. O professor toma partido da experiência prévia do estudante e tenta estabelecer analogias entre a nova informação e a que o estudante já sabe. Neste modelo pedagógico, é do professor o papel principal, embora caiba ao estudante o papel de reorganizar seu conhecimento prévio.
Uma outra abordagem pedagógica é a centrada na escolha do aprendiz, que é, às vezes, denominada como aprendizagem exploratória. Esta abordagem é centrada na idéia de que o aprendiz é capaz de controlar com eficiência seu processo de aprendizagem. Nenhuma hipótese é feita sobre como ele incorporaria novas informações. Desta forma, pode-se interpretar esta abordagem como formalmente oposta a abordagem cognitiva, uma vez que esta deixa o aprendiz por si só, e a primeira centra-se no papel do professor.
Tradicionalmente na aprendizagem baseada em computadores, a teoria cognitiva tem estimulado o desenvolvimento de sistemas onde é do computador a responsabilidade de juntar novas informações para a estrutura cognitiva do aprendiz. Neste caso, o computador passa a desempenhar o papel que, em tese, caberia ao professor. Por outro lado, na teoria centrada no aprendiz, o computador desempenha um papel mais passivo, pois é deixado ao aprendiz a tarefa de reorganizar sua estrutura cognitiva.
Na hipermídia são mescladas as duas abordagens formando-se um sistema híbrido, no qual as lições são preparadas pelo professor seguindo uma determinada metodologia, mas o aluno tem completa liberdade de como vai explorá-la.
Com base nestas duas teorias pedagógicas pode-se classificar o uso do computador na educação em três diferentes formas [TAY80]: duas como resultado da aplicação direta das teorias pedagógicas ao ensino computadorizado, ou seja, uma tentando substituir o professor, o computador seria o tutor e a outra, o oposto, deixando todo o esforço a cargo do aprendiz, o computador faria o papel do aluno (tutee). A terceira via, seria uma espécie de forma “neutra”, nem uma nem outra, o computador seria apenas um auxílio, uma ferramenta (tool) [CHA89, PAG92, ROM90, MER96].
fonte:http://www.pucrs.br/famat/statweb/educacao/computador/mediada/parte6.htm
Todos nós sabemos que uns dos piores excluido, é o excluido digital. E novos estudos visam que o computador poder auxiliar e muito no processo de aprendizagem. A postagem a cima, é um trecho retirado de um artigo científico, em que procurou mostrar o quanto pode beneficiar e facilitar as formas de aprendizagem e mais, como realizar isso.
ResponderExcluirPercebendo também, que o professor ainda é efetivo nesse processo, não o desmerecendo, já que este guiaria a pessoa nos afazeres e também para tirar dúvidas.
Algumas escolas de ponta já trabalham com computadores na sala de aula, principalmentes em institutos de ensino superior, pelo fato também de haver maior maturidade do estudantes em relação ao uso do computador em sala de aula.
Mas se for colocado desde os primeiros anos escolares, vai ser um hábito agir com certa responsabilidade o uso do computador, que irá facilitar e muito na aprendizagem.