domingo, 10 de outubro de 2010

Prêmio Nobel de Física

         Nesta última semana, ocorreu a premiação do Nobel Física  ao cientistas russos Andre Geim e Konstantin Novoselov pelos estudos do grafeno. E no clima de pesquisa, o grupo 2 irá mostrar outros dois ganhadores do Prêmio Nobel de física .

Max Karl Ernst Ludwig Planck
                                                                         Max Karl, quando era jovem, em 1878.

Físico Alemão (1858-1947), considerado o pai da física quântica e um dos fisicos mais impotanter do século XX, ganhador do Nobel de Física em 1918 pelo desenvolvimento da física e descoberta dos quantum de energia.
No final do século XVIII, uma das dificuldades da física consistia na interpretação das leis que governam a emissão de radiação por parte dos corpos negros. Tais corpos são dotados de alto coeficiente de absorção de radiações; por isso, parecem negros para a vista humana.
Em 1899, descobriu uma nova constante fundamental, chamada posteriormente em sua homenagem  Constante de Planck, e que é usada, por exemplo, para calcular a energia do fóton. Um ano depois, descobriu a lei da radiação térmica, chamada Lei de Planck da Radiação. Essa foi a base da teoria quântica, que surgiu dez anos depois com a colaboração de Albert Einstein e Niels Bohr.

Albert Einstein




 Pelo grupo, este é considerado o maior físico de todos os tempos.
Física Alemão, erradicado nos Estados Unidos (1879-1955). 100 físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.
É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de gênio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos cem anos do chamado "Annus Mirabilis" (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos cientifícos da física do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.

(fonte:  wikipédia)

Um comentário:

  1. Os dois cientistas escolhido pelo grupo possuim coisas em comum,ambos são alemães e que viveram no mesmo período.Logo podemos relacionar o estudos dos dois (tanto que Einstein colaborou para a a criação da base da teoria quântica, juntamente de Bohr), concluindo que formaram a base dos estudos contemporâneos.
    E é evidente o destaque de Albert Einstein e de seu reconhecimento em todo mundo. Há uma "lenda" de que ele ia mal nos estudos durante seu período escolar. É um mito, pois se comprovou que tirava as melhores notas de sua sala(que eram avaliadas na época de 0 a 6) e que aos 15 anos já sabia realizar cálculos de integral, entrando na faculdade aos 16 sem completar o ensino secundário.
    Foi um ser humano notável, ligado a religião (Judeu)com tendências socialista e pacifistas. Não é de estranhar o porque de ter sido considerado a "Pessoa do Século"(XX) pela revista Time.

    ResponderExcluir